Ative a circulação do sangue

O SANGUE É RESPONSÁVEL POR LEVAR OXIGÊNIO E NUTRIENTES A TODAS AS PARTES DO NOSSO CORPO; POR ISSO, TER UMA BOA CIRCULAÇÃO SANGUÍNEA É ESSENCIAL PARA MANTER O BOM FUNCIONAMENTO DO ORGANISMO.


E o primeiro passo para ter certeza de que tudo está bem com você é atentar para alguns sinais. Quem nos explica é o médico vascular do Hospital e Maternidade Brasil de Santo André (SP), Sidney Galego:

“Quando há má circulação periférica, que atinge principalmente as pernas, podem ocorrer dores ao caminhar, inchaço na região, aparecimento de varizes e até princípio de derrame, com formigamento e alterações visuais. Em situações ligadas ao coração, a pessoa pode ter dores no peito. E se o problema está relacionado às artérias, os sintomas são tontura, falta de ar e hipertensão (pressão alta), entre outros”.
Você não vai esperar que essas disfunções apareçam para começar a se cuidar, não é? Com a orientação de especialistas, elaboramos algumas dicas que vão te ajudar a ativar a sua circulação. Confira:
Vá de bike ou nade: Segundo Ary, “Andar de bicicleta é ótimo para ativar os movimentos musculares, pois isso melhora a circulação sanguínea”. Se você prefere exercícios como natação e hidroginástica, saiba que também são excelentes!
Conforto em primeiro lugar: Diga adeus a meias e sapatos que apertam os seus pés e aposte em roupas e acessórios confortáveis. Qualquer item que comprima alguma região do seu corpo prejudica a circulação do sangue.
Não ao álcool e ao cigarro: Fumar e ingerir bebidas alcoólicas não faz nada bem para a saúde em geral. Esses hábitos também são inimigos da boa circulação: “Um cigarro já é suficiente para contrair todos os vasos sanguíneos do corpo”, alerta Ary.
Massagem: A massagem pode ser uma boa forma de ativar a circulação. Porém, é preciso conversar primeiro com o seu médico sobre qual o melhor método para você. “Quando a má circulação é linfática, por exemplo, uma drenagem pode minimizar os sintomas, como o inchaço nas pernas”, explica Sidney Galego, médico vascular do Hospital e Maternidade Brasil de Santo André (SP).
Mexa-se!: “Devemos nos exercitar para ativar a circulação e evitar ficar muito tempo parados, sentados ou em pé”, alerta o médico. Se você não pratica atividades físicas regularmente, que tal começar com uma curta caminhada de meia hora por dia?
De olho na alimentação: Um cardápio rico em frutas, legumes e verduras faz bem para todo o corpo. O médico angiologista Ary Elwing, especialista em cirurgia vascular periférica e em tratamentos a laser, ensina que esses alimentos, além de evitar o ganho de peso, possuem nutrientes que ajudam a fortalecer as paredes dos vasos sanguíneos e ativam a circulação.
Descruze as pernas: “Evite ficar com as pernas cruzadas por muito tempo. O ideal é esticá-las frequentemente e realizar movimentos circulares com os pés”, recomenda o angiologista Ary. Em casa, uma atividade eficaz e relaxante para a circulação é manter as pernas elevadas durante alguns minutinhos.
Alongue-se: O médico Ary conta que uma boa pedida é apostar em movimentos que esticam as pernas. E você pode fazê-los em casa! “Pegue um travesseiro para apoiar a cabeça e deite em um local confortável. Depois, com uma toalha grande, puxe e alongue as pernas para cima”, ensina. Com esse simples exercício, é possível aliviar as dores e o cansaço nessa região.
Fim do dia: Que tal terminar o dia relaxada e de bem com o sistema circulatório? Então, corra para o chuveiro! Os sabonetes em barras e líquidos de Lux têm uma espuma delicada, ingredientes finos e fragrâncias duradoras desenvolvidas pelos melhores perfumistas do mundo, deixando a sua pele macia e tornando o banho um momento muito especial do seu dia.

Fonte: PortalVital.
Produtos Kenko Patto melhoram a circulação sanguínea, consulte nossa loja virtual: kenkoweb.net.

Comentários