DICAS PARA FECHAMENTO DE VENDAS EM COLCHÕES MAGNÉTICOS


FECHAMENTO

Muitos Distribuidores dão um verdadeiro show na apresentação do produto, falam dos benefícios do aparelho e da empresa, do Klain Photon e do magnetismo de uma forma encantadora, mas na hora do fechamento acaba com todo trabalho, se embaraça nas objeções, em pequenos detalhes perdem a venda ou deixa para depois e sabemos que cliente que não fica com o produto na hora ou que deixa para decidir depois é praticamente impossível fechar, bem se você pode esperar seis meses ou um ano para fechar uma venda, você tem o luxo de sair da casa do cliente sem fechar negocio, mas se o seu caso é como os de todos os distribuidores que querem realizar seus sonhos e ter sucesso imediato você não tem o “luxo” de sair da casa do cliente sem o pedido fechado, e mais o seu monitor precisa de resultado hoje, você precisa ajudar o seu monitor nos primeiros passos que é concretizar as setes primeiras vendas então esse modulo do treinamento é justamente para treinarmos e estarmos prontos para o grande momento da venda, para o grande final, para o momento mais desejado que é a hora da assinatura do pedido.

O fechamento começa quando o cliente dá sinais de compra, e como assim sinais de compra? Esse sinal de compra aparece quando você está na apresentação, sempre depois que você apresenta a maquete, exemplo de sinais de compra: “Deve ser muito caro esse colchão!” ou “Quanto tempo de garantia?” ou “Qual o tamanho do colchão?” ou “É parcelo o valor do colchão?” ou  “Tem de solteiro?” e é claro “Quanto custa?”.

Assim que você percebe esse sinal de compra, vai para o fechamento, temos cinco passos para o fechamento, mas antes vamos algumas palavras na hora do fechamento que não podemos usar, lembrando que as pessoas amam comprar, mas não gostam que ninguém venda algo para elas, que palavras então não podemos usar? Algumas como: comprar; vender, gasto, mais caro e pagamento. No lugar de comprar, colocamos a palavra “Usar”, digamos: “Quando você comprar nosso produto.” Colocaremos dessa forma: “Quando você usar nosso produto”. No lugar de “vender”, colocamos a palavra “apresentar”, digamos: “estou aqui para te vender.” Falamos dessa forma: “Estou aqui para te apresentar.” No lugar de “gasto” usamos “investimento”. Digamos: “Você vai “gastar” agora, mas vai ter um retorno na saúde.” Usamos: “Você vai investir na sua saúde.” No lugar de “mais caro” usamos “tem um valor de”. Digamos: “Esse modelo fica “mais caro”.” Usamos: “Esse modelo “tem um valor de”.” No lugar de “pagamento” usamos “investimento”. Digamos: “Esse “pagamento” pode ser parcelado.” Usamos: “Esse “investimento” pode ser parcelado.” São pequenas palavras mais muda todo o sentido da conversa, por exemplo: “o que falta para você começar a usar nosso aparelho”. Ou “nosso aparelho é um investimento no valor simbólico comparado o quanto vale sua saúde e da sua família.” Então vamos conhecer os cinco passos do fechamento.

Primeiro passo entenda seu cliente:

Para entender o cliente é necessário levantar as necessidades dele, correto? E a maneira mais simples de levantar essa necessidade é fazendo perguntas, entender sua real necessidade, no nosso seguimento tem uma grande vantagem, nesse primeiro passo, que trabalhamos com um produto de saúde, vendemos qualidade de vida, e todas as pessoas do mundo precisa de qualidade de vida, pois na saúde existe dois casos, ou se prevenir ou remediar, então nos adequamos para todas as pessoas, precisamos entender onde vai encaixar nosso produto na vida do cliente, se é na prevenção ou na remediação. Levantamos a necessidade do cliente para cuidar da saúde na pasta, agora precisamos entender onde vai entrar nosso produto na vida do cliente.

Segundo passo descubra as objeções:

Objeções, não pense que não vai existir objeções, que você assim que apresentar o produto e o cliente der seu sinal de compra e você passar o preço ele vai dizer: “eu quero”. São raros os momentos assim, eu confesso que nesses anos de venda de Terapêutico poucas vezes me aconteceram isso, uma ou duas vezes, e garanto fico até sem graça. Por que vou tão preparado para as objeções que quando não tem objeção fica sem graça a venda, como faltasse o sal ou o tempero, se as vendas fossem sem objeções venderíamos por telemarketing, mas ainda bem que existe as objeções, na arte de vender, as objeções fazem parte da venda, comparando a venda do terapêutico com uma partida de Xadrez as objeções são as peças que protegem o Rei, e quando você passa por elas você consegue dar um cheque-mate. Mas o que acontece com a maioria dos distribuidores, logo de cara assim que surge a primeira objeção, que estou comparando com uma partida de xadrez ele se livra da objeção e dá um cheque, só que surge outra peça e tira o cheque, a outra peça é outra objeção ai você se escapa da outra peça e dá mais um cheque, ai vem outra peça e você se livra de novo, e outro cheque. Por que usei a comparação com o jogo de xadrez, por o profissional de xadrez ele sabe que existe um tempo, e em um momento da partida ele tem números de cheque que pode usar, se ele não conseguir dá o cheque-mate em menos de três tentativas o jogo é dado como empate, na venda também é assim, se cliente dá uma objeção você se livra e você tenta fechar a venda, e depois ele vem com outra e você faz a mesma coisa, chega um momento que cansa a venda, e se cria uma barreira onde a venda acaba no empate, que significa pedido não assinado, então o que devemos fazer? Vamos aprender a se desviar de todas as peças (objeções) e ficar com o caminho livre para dar o Cheque-Mate.

O grande segredo é não se desviar das peças (objeções) enquanto você não sabe quantas peças existem, você precisa saber todas as coisas que impede a venda ser feita, na maneira antiga de se vender o cliente falava uma objeção e o vendedor retrucada e desviava a objeção, e isso cansava a venda, hoje o que fazemos é o seguinte, o cliente diz: “hoje eu não posso ficar, por que estou pagando umas contas.” Essa é a primeira objeção, ai você usa a técnica do alivio de objeção, que tem a palavra mágica “Eu entendo”, lembrando movimentando sua cabeça positivamente. Espera ele falar,se ela fala mais alguma objeção você vai responder o que? “Eu entendo”.

Isso você vai está concordando com o cliente, e vai está do lado dele, até o momento todos os vendedores quiseram vender algo para ele, e você está fazendo o contrário está do lado dele, escutando ele, mas lembre você está escutando e entendendo o lado dele, mas isso significa que você está concordando com ele para descobrir quais são as objeções e conseguir uma solução para atender ele. Seu cliente precisa do seu produto, é questão de saúde e lembre se o dinheiro do cliente não fala! E se ele não comprar seu produto ele vai comprar aquele som novo para o carro dele, ou trocar a banheira do quarto dele ou até mesmo ir na loja e comprar um colchão de espuma normal sem terapia quase o mesmo preço que o produto que vendemos, então concordamos com ele para descobrir as objeções e agora vamos para o terceiro passo do fechamento.

Terceiro passo certifique que são as únicas objeções e desvie com habilidade:

Você concordou com a palavra mágica do “entendo”, certo agora você precisa certificar que são as únicas objeções, e como certificar que são as únicas objeções? Por exemplo cliente diz: “estou pagando umas contas esse mês.” Você diz: “entendo” e depois ele continua: “e tem a escola das crianças.” Você diz: “entendo” ai ele para certo. Agora chega o momento de você se certificar que são essas as únicas objeções e usamos uma pergunta para isso, você diz: “Essas são as únicas coisas que te impede ou tem mais alguma coisa?” você percebeu que não precisou se desviar das objeções, e você está certificando se tem algo a mais, alguma objeção escondida e isso ajuda também a relaxar o cliente, se ele responder que tem alguma objeção ainda, você usa a mesma técnica, caso ele diga: “não, não só essas duas coisas mesmo agora no começo do ano”. Ai você pode comemorar que o caminho está livre não tem mais peças para impedir, você tem sua chance agora de dar o cheque-mate.
Agora para dar o cheque-mate você descobriu que tem a peça (objeção) que é as contas do mês e a escola das crianças, então chegou o momento de você desviar deles, antes você tentava fazer a venda sem descobrir todas as objeções e agora você sabe quais são, então chegou o momento de ir para o outro passo.

Quarto passo a pergunta mágica do sim:

Acordo condicional, o que é isso é um pré-acordo com o cliente, essa pergunta mágica do sim, faz com que o cliente aceite uma proposta sua, você descobriu quais as objeções, sabe agora quais delas precisa desviar e vamos agora para ação, essa é a pergunta: “Se todos nós juntos encontrarmos uma solução com a qual vocês concordem é claro, estariam interessados em prosseguir com a negociação”? essa pergunta certamente vai ser respondia pelo sim é claro. Por que, você fez tipo um acordo se ele concordar, o interessante nesse momento pegar papel e caneta e ira para um mesa, e escrever o valor do produto e ver formas de pagamento, aqui você fez ele esquecer as contas do mês e a escola da criança, vai ver o parcelamento e negociar o produto por exemplo sem entrada nesse caso aqui, pois bem isso tudo é para facilitar e desviar e canalizar o objetivo na hora do fechamento.

Quinto passo argumente com beneficios:

Chegou a hora do cheque-mate, você já fez os quatro primeiros passos agora é dar o cheque-mate, e o que você tem na manga, como aprendemos você não usou todos os argumentos na apresentação da pasta, você deixou alguns benefícios para esforçar a venda agora nessa ultima etapa, seria interessante agora sentado na mesa fazer o teste do limão, do sal, do gelo ou até do cigarro caso tenha fumante na casa, esteja sempre com um talão de pedido, vá na cama do cleinte para saber a medida exata e muitas das vezes o colchão do cliente da vencido, onde entramos com a questão dos ácaros.
“O endereço daqui mesmo para entrega do produto?’

Não tenha medo do fechamento, é o melhor momento da venda, e sempre ao fechar negocio dê os parabéns ao cliente dizendo: “parabéns o vocês fizeram um excelente negocio para sua família.”



Carlos Nascimento
Acupunturista

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