ACUPUNTURA E DEPRESSÃO

 Depressão

Conhecemos na Medicina Ocidental que a Depressão é uma doença psiquiátrica crônica e recorrente que produz uma alteração do humor caracterizada por uma tristeza profunda, sem fim, associada a sentimentos de dor, amargura, desencanto, desesperança, baixa autoestima e culpa, pode está associada a insónia e falta do apetite.
Para a Medicina Chinesa, o conceito da depressão se relaciona ao termo “Yu” que pode significar "depressão" ou "estagnação", o principal órgão envolvido na Depressão é o Coração.


Segundo os orientais, o Coração é a residência da mente, conhecida por “Shen”, e a Depressão é um desequilíbrio do Shen. Além disso, todos os sentimentos, sendo eles bons ou ruins, se transformam no Coração que abriga o SHEN.
Tendo como base essas informações, o primeiro passo para se tratar a Depressão de acordo com a Medicina Tradicional Chinesa, é harmonizar o funcionamento do Coração.
Para isso, os pontos C7, C5, CS7 e CS6 são imprescindíveis, pois acalmam a mente e desobstruem seus orifícios. Somadas estas duas funções, os pontos não somente manterão o indivíduo calmo, mas também abrirão a possibilidade de novos pensamentos que irão ajudar a enxergar o problema da depressão como se estivessem vendo fora dele.





Comentários